Administração de Condomínios

Condomínio. O que é isso?

 

Condomínio — s. m. domínio comum; autoridade igual e simultânea exercida por poderes diferentes; conjunto das partes comuns de um edíficio, pela manutenção das quais os condóminos pagam uma determinada quantia.”

 

Para que haja um condomínio, não basta que diferentes famílias habitem os andares de um prédio. Pois é necessário a introdução da compropriedade e da propriedade exclusiva.

 

Um determinado condomínio existe somente, se um edifício ou conjunto de edifícios estiver dividido em partes distintas, fracções autónomas, que após a sua venda (se for caso disso), passam a ser propriedade de diferentes pessoas, que integram num espaço comum (edifício).

 

Origem do Condomínio

 

O condomínio nasce com a constituição de propriedade horizontal; geralmente quando um edifício é construído, o proprietário, construtor ou promotor imobiliário, tem o objectivo de fazer dele um condomínio, dividindo-o por fracções autónomas, de forma a vender cada uma delas, rentabilizando o seu investimento.

 

Titulo Constitutivo

 

Este documento é formalizado geralmente através de escritura pública, certificando a passagem a propriedade horizontal de um edifício ou conjunto de edifícios. Nele devem constar todas as fracções autónomas, a sua descrição e o valor atribuído a cada uma delas, em termos de percentagem ou permilagem.

 

Neste documento, poderá estar também contido o regulamento do condomínio e referencias à utilização a dar a cada uma das fracções (destinadas a habitação, uso comercial, ou garagem) e também a forma a adoptar na resolução de conflitos entre condóminos.

 

Em termos de normas constantes no título constitutivo, elas são totalmente incontornáveis. Todos são obrigados a cumprir as regras definidas no título constitutivo, mesmo que ainda não residissem no edifício, na altura da sua elaboração.


Plano Base

 

A administração do Condomínio é efectuada pelo administrador eleito na Assembleia de Condóminos – um dos Condóminos – a Houses & Casas prestará, apoio ao Administrador eleito, de natureza administrativa, contabilística e financeira.

 

Este plano, é consequência de costumes enraizados, na gestão autónoma pelos condóminos (proprietários), em que o sistema de gestão é rotativo, cabendo a cada Condómino um mandato de Administração e Gestão do edifício.

 

Serviços incluídos no Plano Base:
1. Tarefas administrativas
2. Tarefas contabilísticas e financeiras
3. Facilidades de informação via Internet

 

-Consulta on-line de toda a informação financeira e contabilística do seu Condomínio, via Internet (através da atribuição aos condóminos de um código de acesso à Área Clientes do nosso site www.housesecasas.com)

 

Plano Clássico

 

A administração do Condomínio é assegurada pela Houses & Casas, que desempenha todas as tarefas e assume todas as responsabilidades que por lei cabem ao Administrador eleito em Assembleia de Condóminos.

 

É comum a existência de co-administradores condóminos, para garantir uma melhor coordenação com a realidade do empreendimento, facilitando também a comunicação entre a Administração do Condomínio e os Condóminos.

 

Serviços incluídos no Plano Clássico:

 

1. Recepção da administração do prédio
2. Tarefas administrativas
3. Tarefas contabilísticas e financeiras
4. Contratação e Fiscalização de serviços de terceiros
5. Facilidades de informação via internet

 

-Consulta online de toda a informação financeira e contabilística do seu Condomínio, via Internet (através da atribuição aos condóminos de um código de acesso à Área Clientes do nosso site (www.housesecasas.com)

 

-Consulta online da lista de trabalhos em curso ou para executar

 

-Comunicação por e-mail (pedidos de assistência e reparação, sugestões, etc), para além do telefone e do fax.


Plano Premium

 

Objectivo

 

Constituir as infra-estruturas necessárias para a gestão técnica, administração, jardinagem e segurança activa dos imóveis em causa, garantindo a manutenção da normal operacionalidade do conjunto habitacional através da correcta observância dos processos de garantias, seguros, licenças e demais requisitos necessários vigentes, aplicáveis segundo a legislação que envolve as varias rubricas.

 

Administração:

 

1.Serviços Técnicos
2. Serviços Jurídicos
3. Serviços Administrativos e Financeiros
4. Recursos Humanos
5. Serviços de Contabilidade e Tesouraria
6. Facilidades de informação via internet

 

-Consulta online de toda a informação financeira e contabilística do seu Condomínio, via Internet (através da atribuição aos condóminos de um código de acesso à Área Clientes do nosso site (www.housesecasas.com)

 

-Consulta online da lista de trabalhos em curso ou para executar

 

-Comunicação por e-mail (pedidos de assistência e reparação, sugestões, etc), para além do telefone e do fax.


Vida em condomínio


Quando se opta por comprar uma casa integrada num condomínio, adquire-se também as designadas partes comum (situadas para além da porta do imóvel) que são as escadas, os elevadores, as garagens, terraços, telhados, jardins, e inclusive as portas de entrada do edifício.

 

O que significa que entre os condóminos há bens em comum, logo haverá direitos e deveres que devem ser tidos em conta, e respeitados, visando uma convivência sã.

 

A nossa longa experiência em Mediação facultou-nos conhecimentos imobiliários fundamentais. Assim, sabemos melhor que ninguém a importância de um edifício bem conservado.

 

Houses & Casas projeta um acompanhamento eficaz e presente na gestão diária do seu Condomínio, sempre com o objetivo de oferecer os melhores serviços do mercado e garantir a total satisfação dos nossos clientes.

 

Cada edifício tem as suas próprias características e necessidades, por isso criámos diferentes planos de Gestão e Administração ou ainda a Manutenção do seu edifício.

Temos o plano ideal para o seu edifício. E para si.

 

A valorização do seu imóvel começa na entrada do edifício!
 
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